Politique de cookies

Naviguer sur 3cket implique l'acceptation de Politique de cookies

samedi, 17 janv. à 11:00
dans un mois
Universidad de Aveiro
Aveiro
Interdit aux moins de 15 ans
APRESENTAÇÃO

Através de técnicas de pintura chinesa de bambu Xieji, exploraremos diferentes abordagens neurocientíficas para reforçar a nossa liderança. A sua utilização prática pode ser aplicada para alcançar as suas metas na sua vida pessoal e profissional.


Focado em combinar a prática da pintura chinesa de bambu com conceitos de neuroliderança e entrelaçado com narrativas tradicionais chinesas sobre a resiliência do bambu. Não é apenas um workshop de pintura.


Para participar, não são necessários conhecimentos prévios de pintura ou neurociência. Apenas o desejo de aprender, descobrir, desenvolver a sua criatividade e divertir-se.


OBJETIVOS

Aprender as bases da pintura chinesa de bambu, compreendendo a sua história, filosofia e técnicas através de narrativas tradicionais que ilustram as virtudes atribuídas ao bambu.

Compreender conceitos básicos de neuroliderança e como aplicar estes princípios na vida quotidiana para melhorar a autogestão, a liderança e a resiliência.

Experimentar a prática da meditação e da reflexão através da arte, melhorando a concentração, reduzindo o stress e promovendo uma conexão mais profunda consigo mesmo e com a natureza.


FUNDAMENTAÇÃO

Praticar a pintura chinesa é como proporcionar ao seu cérebro um treino de neuroplasticidade: a incrível capacidade que o cérebro tem de se modificar e fortalecer.

Concentração Profunda sem Esforço: A imersão na criação de cada traço leva a um estado de concentração profunda, ao qual os psicólogos chamam "estado de flow". É aquele momento em que nos esquecemos do tempo e do mundo exterior. Este estado não só reduz o stress, como também treina o cérebro para manter o foco e evitar distrações, uma competência de valor inestimável em qualquer papel de liderança.

O Cérebro Cresce e Fortalece-se: Ao realizar estas atividades mentais e manuais tão ricas, o cérebro liberta substâncias químicas especiais (como o BDNF), que funcionam como "fertilizante" para os neurónios. Ajudam a criar novas ligações e a fortalecer as existentes, mantendo o cérebro saudável e ágil a longo prazo.

Significado simbólico do Bambu: Força que verga, mas não quebra.

Benefício Cerebral: Fortalece a flexibilidade cognitiva e a plasticidade cerebral. Treina a capacidade de adaptação à mudança e de orientar as ações com propósito, aprendendo com cada traço errado.

Na vida: Melhora a tomada de decisões sob pressão e a capacidade de liderar outros com adaptabilidade.


PROGRAMA

11h00 Boas-vindas e introdução.

11h10 Mapeamento do cérebro e questionário.

11h30 Workshop de pincel.

11h40 Os Quatro Tesouros da Pintura Chinesa.

12h20 Bambu, simbolismo e expressão.

13h30 Resumo final e perguntas e respostas. Fim do workshop.


DADOS GERAIS

Duração: 3 horas

Lotação: De 24 participantes ativos a pintar.

Data: 17 Enero 2026

Website: https://Brainandbrush.com/

Newsletter: https://brainandbrush.kit.com/

No nosso workshop, os participantes pintam com materiais tradicionais da pintura asiática os temas clássicos desta cultura (Bambu, Ameixeira, Crisântemo, Paisagens, Animais, etc.), enquanto exploram diferentes abordagens neurocientíficas que são interessantes e úteis no quotidiano.

Para participar, não são necessários conhecimentos prévios de pintura ou de neurociência.


MATERIAIS

Os materiais serão fornecidos pela equipa da Brain and Brush. A cada participante será entregue um conjunto de papel de arroz, pincéis orientais, tinta-da-china e outros materiais necessários para a pintura.


O workshop será ministrado pela Prof.ª Lic. Beatriz de Zulliger, divulgadora de neurociências e artista de pintura asiática. É licenciada em Psicologia e Ciências da Educação e Professora nas mesmas áreas. Especializou-se em Neurociências e na educação e deteção de Altas Capacidades e Talentos Excecionais.

Viajou pelo seu país, a Argentina, pela América Latina, Espanha e Alemanha, a dar conferências e seminários sobre Neurociência e educação.

Fundou o Primeiro Instituto Argentino de Educação de Altas Capacidades. Em 2008, começou a estudar pintura tradicional japonesa Sumi-e em Valência e a investigar neuroestética. Posteriormente, estudou pintura chinesa com o Mestre Li Chi Pang em Madrid.

Escreveu vários livros, entre eles “Neurociencia y Educación” 2ª Ed. La Muralla, “Promp-it, la IA va a clase” e “Sinapsis de Silicio” Ed. La Muralla. No prelo encontra-se o seu livro “Dinámicas Neuropotenciadoras”. Atualmente, está a finalizar o seu novo livro “Con alma de Bambú”.
Brain and Brush

Billets